IMG-LOGO

Via Varejo tem prejuízo de R$79 milhões no tri

Por Jeniffer Oliveira - 25 de Outubro 2018

O mercado já esperava um resultado ruim para a Via Varejo, mas a controladora das marcas Ponto Frio, Casas Bahia, Extra e Bartira trouxe números ainda piores que o esperado no balanço divulgado na última quarta-feira (24). O terceiro trimestre de 2018 trouxe prejuízo de R$ 79 milhões para a varejista, ante lucro líquido de R$ 46 milhões em 2017.

 

A receita líquida veio em R$ 6,38 bilhões, pouco acima do pior cenário esperado pelo mercado e 4,4% acima do resultado do ano anterior. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, excluindo outras receitas e despesas operacionais, ficou em R$ 161 milhões, queda de 61,6% ano a ano e margem de 2,5%.

 

Desde o fim de setembro, o mercado tinha expectativa de ver números fracos no balanço da Via Varejo. No início de outubro, a ação da empresa na bolsa sentiu resultados dessa expectativa ao cair 19%. Essa expectativa vem do fato de a empresa não ter conseguido implementar com o sucesso esperado um novo sistema de vendas, mais tecnológico e baseado no conceito de omnichannel, às suas mais de mil lojas. “Uma vez superado o processo natural de curva de adoção e aprendizado, acreditamos que essa decisão estratégica trará evoluções significativas em produtividade e na experiência dos nossos clientes", disse a empresa em comunicado.

 

"Por conta de um desempenho em vendas abaixo do esperado no trimestre anterior e a continuidade de uma demanda mais fraca no período pós-Copa, enfrentamos um ambiente mais competitivo", disse a mensagem contida no balanço, apontando que a frente de crediário, cujo desempenho tende a melhorar com a aplicação de novas tecnologias, também teve problemas no trimestre.

Comentários