Voluntários fazem e doam móveis para instituição
Por Edson Rodrigues
-
27 de Março 2014
Como uma forma de ajudar projetos sociais voltados a crianças sem apenas doar dinheiro, três arquitetas começaram a produzir móveis. "No começo, tentamos montar bicicletas, mas percebemos que seria muito caro e complexo", diz Renata De Sant'Anna.
O projeto "Mobiliando o Bem" (Mob), começou quando as integrantes do grupo, liderado por Luiza Hannud e contando ainda com Sylvia Camarero, voltaram-se para o que melhor sabiam fazer: produziram e doaram mobiliários para a Associação Cedro do Líbano. A instituição auxiliada fica na zona sul de São Paulo e atende mais de 2 mil pessoas, entre crianças e adolescentes, através de Centros Educacionais. "A sede da associação está em boas condições, mas quando visitamos o local, percebemos que o refeitório precisava de móveis novos", conta Sant'Anna.
As arquitetas confeccionaram, com a ajuda de parceiros e voluntários, 81 móveis infantis, entre mesas e cadeiras, além de 16 peças para os professores. Todos as peças foram feitas com chapas de MDF. A intenção era fugir do desenho "quadradão" e, como define Sant'Anna, "com cara de pronta-entrega". O design das cadeiras é assinado por Camarero, e o das mesas, por Hannud e Sant'Anna.
Planejar móveis para crianças exige certos cuidados. A arquiteta explica que os parafusos da composição não podem ter pontas salientes e o mobiliário deve ser bem lixado, para que não sobrem farpas. Segundo ela, os cantos tendendo para o arredondado são mais seguros no caso de as crianças sofrerem alguma queda.
Agora, o próximo passo é transformar o projeto em uma ONG. "Foi muito difícil conseguir incentivo, acreditamos que com uma ONG teremos uma credibilidade maior e, assim, mais possibilidades de investimentos", diz Sant'Anna.
Comentários