Westwing apresenta no 2º trimestre evolução de 27% na Ebitda
A Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle, anunciou nesta quarta-feira, 14 de agosto, o balanço do 2º trimestre de 2024. No último período, a empresa registrou avanços significativos, reforçando sua capacidade de execução e atingindo o seu principal objetivo de curto prazo: a manutenção da liquidez. Dentre os principais resultados, destaca-se o ganho de eficiência, evidenciado pela expressiva redução de despesas no período (-15,6% na comparação anual das despesas operacionais totais), o que contribuiu para uma relevante evolução no EBITDA, alcançando +27% a.a, sendo a melhor margem desde 2021. O GMV (volume bruto de mercadorias) do Westwing Now apresentou um crescimento de 5,5% em relação ao 2º tri/23, embora o GMV SSS (unidades em operação há mais de um ano) da Companhia tenha registrado uma retração no 2º tri/24 em função da performance do Westwing Clube, que teve seu resultado afetado por queda, tanto no número de sessões quanto em conversão no período. Apesar disso, o crescimento, tanto do Westwing Now quanto das lojas, se manteve estável, impulsionado, principalmente, pelo aumento de 10% a.a. em investimentos de marketing focado no canal e por um aumento de 3% a.a. na taxa de conversão durante o período.
“O maior investimento em marketing foi direcionado principalmente para o Now, impulsionado pelo lançamento da Coleção Bridgerton com a Netflix. É importante ressaltar que este investimento no lançamento também contribuiu com um menor custo por lead, resultando em um crescimento de 26% a.a em leads totais na plataforma. Além disso, no 1º semestre de 2024, o GMV SSS da Companhia manteve-se praticamente estável em -0,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que demonstra que, apesar dos desafios de mercado, a Westwing conseguiu manter sua performance”, explica Marcelo Kenji, CEO da Westwing Brasil, sobre o crescimento do Now. A Companhia continuou com o direcionamento de otimização dos investimentos em marketing, priorizando os principais pilares: aprimorar a eficiência na aquisição de clientes e maximizar a monetização da base atual.
Outra ação importante foi o escoamento de estoque, que continuou sendo uma prioridade para a Companhia durante o trimestre. Essa estratégia focou tanto em atingir níveis mais comparáveis de estoque com os padrões de mercado quanto em liberar capital de giro, resultando em uma redução de 45% a.a. e 9% em relação ao 1º tri/24. A diminuição dos níveis de estoque também trouxe uma melhoria significativa de 80% a.a. no ciclo de conversão de caixa, que caiu para apenas 12 dias ao final do mês de junho de 2024.
Operações, logística e tecnologia
Entre importantes entregas no período em operações, logística e tecnologia, o maior destaque foi o lançamento do projeto de especificadores, com o desenvolvimento de uma landing page para profissionais, onde arquitetos, designers de interiores, entre outras áreas dos segmentos, podem cadastrar-se para ter acesso a produtos da Westwing para seus projetos. Ainda se manteve um ótimo nível de serviço ao cliente com manutenção dos 3 selos RA1000 no Reclame Aqui e 97,8% de pedidos entregues no prazo, sendo 99,6% de on-time no prazo de última milha da Westlog.
"Mantemos nosso otimismo de que as estratégias implementadas continuarão gerando bons resultados nos próximos períodos. É importante destacar que todas essas ações e estratégias estão alinhadas com a missão da Westwing de inspirar e trazer inovação e beleza à vida de nossos clientes, o que nos diferencia no mercado", finaliza Kenji.
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