IMG-LOGO

Wood framing enfrenta o déficit habitacional

Por Edson Rodrigues - 10 de Janeiro 2012
A TM Tratamento de Madeira Ltda. iniciou suas atividades em janeiro de 2003. Em junho de 2011 iniciou a produção de perfis leves em madeira de reflorestamento, especificamente pinus, para a construção de casas em framing. Segundo Rodrigo Geremias, sócio-prorietário da empresa, o objetivo é atender a demanda da América Casas, do mesmo grupo empresarial e que é representante da LP Brasil, de Ponta Grossa, Paraná, fabricante de uma completa linha de produtos para construção no sistema framing.

O sistema framing, informa Rodrigo, ainda é novidade no Brasil. “Ele traz a preocupação com a sustentabilidade que é uma das premissas da chamada ‘Construção Energitérmica Sustentável’, também conhecida pela sigla CES, já tradicional em países como Chile, Estados Unidos e Canadá e que vem sendo difundida no Brasil. Um estudo que acaba de ser divulgado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná mostra que construir nesse sistema reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera em até 73% quando comparado à construção em alvenaria. A principal característica desse sistema é o uso de estrutura de perfis leves de madeira, contraventadas com placas estruturais de OSB.”

Perspectivas


Por meio do Sinat, o Sistema Nacional de Aprovações Técnicas liderado pelo Ministério das Cidades, foi elaborada a Diretriz Sinat número 5, que diz respeito à avaliação técnica de sistemas construtivos estruturados em peças de madeira maciça serrada, com fechamentos em chapas delgadas, em sistemas leves tipo wood framing. “Assim, poderemos alcançar os programas habitacionais e os financiamentos que permitirão a utilização da madeira tratada e do wood frame em larga escala, tentando suprir a defasagem habitacional em nosso País, que hoje está em torno de sete milhões de moradias.” Esta defasagem, na opinião de Rodrigo, torna o mercado nacional muito promissor especialmente para o setor industrial-madeireiro.

Atento às oportunidades de novos negócios, Rodrigo vê como estratégicas as parcerias com fornecedores da TM Tratamento de Madeira Ltda. “Só utilizamos o preservativo Osmose K-33 C fabricado pela Montana Quimica. É um preservativo de base óxida, solúvel em água e indicado para o tratamento industrial de madeiras pelo sistema vácuo-pressão em autoclave. Possui alto poder de fixação nas células da madeira, o que impede o ataque de insetos xilófagos e de fungos apodrecedores, garantindo maior vida útil para as madeiras. A Montana é uma empresa com mais de 50 anos no mercado e líder nacional na produção de preservativos para madeira. Fator primordial na relação entre as duas empresas é o respaldo que a empresa nos dá na área técnica, seja por meio do pessoal de vendas e assistência técnica ou do laboratório. Estão sempre prontos para ajudar a solucionar qualquer problema ou dúvida", avalia.

Contatos com a empresa podem ser feitos pelo telefone (48) 3524-9025 ou e-mail tmtratamento@tmtratamento.com.br

Comentários