Youtuber lança projeto que valoriza marcenaria
A marcenaria é uma das profissões mais antigas do mundo. Todas as pessoas convivem com ela de alguma forma, mas poucas sabem a verdadeira história e evolução desta atividade, que está presente em diversos detalhes da nossa vida, seja em um móvel ou em um utensílio, por exemplo. Pensando nisso, o marceneiro, influenciador digital e fundador do canal Stopa Lab no YouTube, Daniel Stopa lança na Fimma Brasil 2019 o projeto Marcenarias do Brasil.
O principal objetivo do Marcenarias do Brasil é apresentar histórias, experiências e novos jeitos de fazer marcenaria. “O projeto consiste em um material audiovisual, numa série de oito vídeos, sobre a história da marcenaria ao longo do tempo, do desenvolvimento do design até a produção do móvel, passando também, pela produção em grandes volumes para exportação”, explica Daniel, acrescentando que a iniciativa conta com a parceria da Grossl, empresa catarinense de abrasivos e adesivos; da Makita, fabricante de ferramentas e acessórios; e da Duratex, empresa de painéis de madeira.
Depois de captar e aprofundar os aspectos e mudanças sofridas pela atividade nos últimos anos, Daniel percorreu vários estados do Brasil contando a história da marcenaria no País. Além de abordar as técnicas e tecnologias presentes no dia a dia dos marceneiros e de suas marcenarias, a iniciativa mostra que a evolução desse trabalho no Brasil possui características curiosas. Ao longo dos anos, o design dos itens em madeira revela a influência das inúmeras culturas e peculiaridade de diversos povos. A estética das peças também é resultado da interação com a geografia, a botânica e o clima de cada região e o advento das novas tecnologias fez as atividades dos marceneiros passar por mudanças profundas.
Comentários