MV Norte & Nordeste 19

46 O que faz uma empresa ser TOP? Em julho divulgamos o resultado da pesquisa TOP 20, realizada com lojistas e compradores de lojas, com o objetivo de identificar as 20 marcas de valor do setor moveleiro no Brasil. Qual o valor da marca de uma empresa? Os especialistas relacionam inúmeras variáveis para se chegar ao resultado. Mas as mais importantes são qualidade nos produtos e serviços, vendas e supor- te ao cliente. Pelo menos é isso que pode fazer com que a marca se torne perene e o empresário ganhe dinheiro. A partir disso, fomos ouvir quem tem condições de opinar sobre as marcas: os clientes. O formato escolhido foi o onli- ne, por ser de fácil acesso, com questio- nário de perguntas simples, em que o lo- jista deveria apenas identificar sua loja e seu e-mail, indicar até cinco marcas e dar a cada uma delas nota entre 5 e 10 pontos (onde houve indicação de lojas, mas não de pontos, foi atribuída a menor pontua- ção – 5). Além do questionário online, a equipe de jornalistas também deu supor- te à promoção, incentivando os lojistas a participarem da promoção e ouvindo a opinião deles sobre quais são os atribu- tos de valor mais importantes entre os quatro itens questionados na sondagem. Houve bastante equilíbrio entre qualida- de de produtos e prestação de serviços, porém, foi possível observar que preço não é tudo, mesmo para a maioria dos lojistas que trocam alguns reais por ser- viços mais eficientes, principalmente atendimento e assistência técnica. Veja agora quem são as 20 melhores (Por ordem alfabética) e conheça um pouco mais sobre cada empresa e porque elas chegaram ao TOP 20 na opinião de mais de 1.100 lojistas que votaram na pesquisa. É BECHARA AMóveis Bechara é uma empresa que co- meçou a sua história há quase 100 anos, uma exceção de longevidade no setor. Re- centemente foi descoberto um diário do fundador da marca que pode fazer com que o centenário já venha no ano que vem, mas enquanto as comemorações oficiais não são feitas, a Bechara continua focada na produção de racks, homes, painéis e complementos. As vendas são feitas para o Brasil e mais 22 países e os investimen- tos são constantes, para atender o grau de exigência de mercado. Sandro Luis Canabarro, gerente co- mercial da Móveis Bechara, fala sobre o treinamento feito com representantes visando potencializar as vendas. “Nosso programa de treinamento envolve os re- presentantes, pois acreditamos que eles são capazes também de fidelizar clien- tes. Temos um programa chamado Ami- gos Bechara que é feito pelo Whatsapp, com conteúdo teórico, além de eventos e premiações para os melhores vendedo- res”, comenta. “Procuramos ter o devido cuidado na hora da entrega de produtos para que não ocorram avarias, agilizando muito o processo e fazendo com que o índice de assistência seja muito baixo. Tudo isso faz parte do nosso investimento em lo- gística, que é a nossa principal fonte de entrega de produtos e peças”, acrescenta o gerente comercial da Bechara. Os especialistas relacionam inúmeras variáveis para se chegar ao resultado

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