Entramos no último trimestre do ano e embora ainda haja expectativa de aumento das vendas, sabemos que o ano vai terminar com números inferiores aos de 2022.
Mas não devemos nos lamentar, afinal, não adiantaria. A hora é de planejar o próximo ano e criar estratégia para fazer um 2024 diferente.
Nesta edição apresentamos uma profunda análise dos indicadores econômicos e geopolíticos que podem impactar o futuro do seu negócio para te ajudar a montar um planejamento ideal e possível de ser alcançado.
Outra matéria valiosa, no mesmo sentido, é a que mostra como será o consumidor do futuro. Mas este futuro está logo ali. Estudos da SparkOff Brasil apontam que entre 2025-2030, os consumidores das gerações Z e Alpha não farão distinção entre canais de venda, serão avessos ao consumo desenfreado, buscarão produtos personalizados e que contam uma história, e e empresas que tenham valores e propósitos sólidos.
E por falar em personalização, preparamos uma reportagem que mostra como é possível customizar os móveis, fazendo desta característica um diferencial da marca.
Aliás, outra oportunidade pode estar no clima. Com as ondas de calor tomando conta do mundo, devido aos efeitos do aquecimento global, as indústrias precisam pensar em soluções. E os especialistas ouvidos destacam que existem muitos materiais e formas de fazer móveis que minimizem o calor e até ofereçam resfriamento corporal.
Outro tema imperdível é sobre a pesquisa da WGSN, apresentada no Latam Retais Show, realizado recentemente em São Paulo, que elenca os cinco principais perfis de consumidores das gerações Z e Millennials, deixando claro que o segredo é conectar-se com as emoções do público e levá-lo a gastar emocionalmente.
E se o local de emoção é no varejo físico, a loja precisa ser mais do que atraente, ela deve ser “sexy”. É o que defende o especialista Alexandre Conte, destacando que entrar em uma loja de móveis deve ser como visitar uma casa nova ou um novo apartamento. “Precisa ser uma experiência sensorial de exploração de possibilidades infinitas”.
E a emoção pode ser despertada de várias formas, inclusive com o marketing olfativo. Afinal, um aroma agradável e marcante pode fazer com que os clientes criem vínculo com a sua loja.
O especial do mês trata do canal digital e deixa claro que as indústrias de móveis estão fazendo a lição de casa, investindo em produtos com design inovador, soluções facilitadas de montagem e embalagem. Já os canais de e-commerce, especialmente os grandes players, fazem investimentos em logística, divulgação e entrega rápida.
No caderno MV Decor destacamos os brasileiros premiados no MUSE Design Awards; contamos o case de uma designer espanhola que defende o design holístico, focado na saúde e bem-estar das pessoas, e abrimos espaço na editoria Profissional de Valor para duas arquitetas paranaenses que estão se arriscando no design de móveis com ótimos resultados.
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