IMG-LOGO

Revista MV n° 241

O mundo está em constante mudança. A frase não é nova, eu sei. Mas, por vezes, percebemos estas mudanças acontecendo de forma mais acelerada.

 

Isso fica evidente em várias matérias nesta edição, a começar pelo Especial do mês, que trata do segmento infantil. Um nicho que teve alterações profundas nas últimas décadas, motivadas por fatores sociais, econômicos e culturais. Tudo isso tem levado fabricantes de móveis infantis a reverem seus produtos e estratégias.

 

Outra mudança que impacta a indústria e o varejo está ligada a mão de obra. Pesquisa da Talent Academy mostra que os millenials (nascidos entre 1981 e 1996) são os que mais permanecem no emprego. Segundo a pesquisa, eles estão mais preocupados com o desenvolvimento profissional e mais atentos às mudanças tecnológicas.

 

Ainda na editoria de Gestão, o especialista Bill O´Malley dá dicas de como recrutar e manter as melhores pessoas.

 

Se o assunto é meio ambiente, apresentamos uma reportagem que sugere urgente mudança de hábitos dos industriais que usam madeira em seus processos produtivos, sob pena de vermos a Amazônia completamente devastada até 2050.

 

Na editoria de eventos você confere como foi o Varejo Experience Brasil, realizado pela Gazin; o Latam Retail Show, promovido pela Gouvêa Experience; e o Congresso Moveleiro, organizado pela Abimóvel em parceria com a FIEP. Nos três eventos a mensagem é sobre a necessidade de se atualizar, especialmente em relação a tecnologia. 

 

E a seção Bed Report deste mês tem uma grande reportagem sobre a Turquia vista agora como importante fornecedor da indústria de colchões. Durante 17 dias estive no país para acompanhar a Ibia Expo – feira focada na indústria de colchões – e, também, visitando importantes fabricantes de máquinas e tecidos, além conhecer indústrias e lojas de colchões. Vimos o trabalho que os turcos estão fazendo para superar os chineses no fornecimento de tecnologia e matérias-primas para o Brasil.

 

Mas esta edição tem mais conteúdo interessante também no caderno MV Decor, que abre espaço para o relato de Estefano Pasqualetti, arquiteto e fotógrafo de arquitetura, sobre como os tecidos incorporaram personalidade a oito projetos de grandes designers criados para a Edra.

 

E o Profissional de Valor do mês é ninguém menos do que mestre Espedito Seleiro, um senhor de 85 anos que soube se adaptar às mudanças e passou de seleiro a designer de móveis. E que móveis!

 

Aproveite a leitura e esteja sempre aberto às mudanças.

Fique por dentro

Cadastre-se e fique por dentro das principais notícias do setor