Estamos encerrando o 1º semestre de 2024, porém ainda não temos clareza sobre o cenário que este ano nos apresentará até o final. Mas existe uma sinalização positiva no aumento expressivo das vendas de móveis no comércio, segundo mostra a pesquisa mensal do IBGE. Dos três maiores estados consumidores do Nordeste – Ceará, Pernambuco e Bahia – em dois deles os resultados de vendas acumuladas nos primeiros quatro meses do ano foram muito bons. O Ceará desponta com 11,7% seguido da Bahia com 7,1%, Apenas Pernambuco destoa com queda de 5%.
Enquanto aguarda-se que as coisas se acomodem em patamar mais adequado os empresários nordestinos continuam acreditando no mercado e aumentando os investimentos, como é o caso da Magno Móveis com ampliação de área e Aquisição de equipamentos; a Topázio, que anuncia mais uma unidade fabril ainda este ano; e a Avelan, que amplia sua linha com investimentos em móveis para quarto.
E tudo isso embalados por eventos cada vez mais consolidados na região como a Expomóvel que levou 12 mil lojistas a Caruaru em abril e a Paraíba, que agora tem uma feira para chamar de sua – O Salão Móvel Paraíba, que em maio apresentou 80 marcas para 8 mil visitantes.
Também contamos um pouco dos sucessores, no caso Pedro Maia que segue os passos do avô, Arnaldo Maia que há muitas décadas consolidou uma rede de móveis e eletros em toda a região.
Mostramos a Rede Nordeste, uma associação com 150 lojas que comemora 20 anos de atividades com atuação em quatro estados.
Você lê também sobre quatro décadas de atividades da Plumatex, uma marca consolidada em diversas regiões; e mostramos a nova marca Prodormir, que carrega no seu DNA o legado de Áscolo Martin e da Pelmex.
Um resumo do mais famoso salão do mundo, o iSaloni, de Milão que nesta edição reforça as formas orgânicas como uma tendência em todos os ambientes da casa.
O desejo por exclusividade e status faz consumidores buscarem por peças assinadas por designers e arquitetos de renome, como forma de expressar seu estilo e sofisticação.
Tudo isso e muito mais nesta edição da Móveis de Valor Norte&Nordeste, sempre apoiando o setor moveleiro regional, o chamado Brasil de Cima que ainda tem um enorme potencial a ser desenvolvido. Nós acreditamos nisso.
Ari Bruno Lorandi
CEO da Móveis de Valor