A primeira edição de 2025 da Móveis de Valor Norte & Nordeste está repleta de boas notícias, começando pela análise de um levantamento do Banco do Brasil, onde se mostra que a economia nordestina cresceu 3,8% em 2024. Como consequência direta o varejo do Ceará, Bahia e Pernambuco (três Estados da região pesquisados pelo IBGE) teve ótimo desempenho, com o Ceará liderando.
E a Bahia se movimenta para a implantação de um polo moveleiro no Sul do Estado, embasada no crescimento do potencial de consumo de móveis de 18,2% para este ano, em relação a 2024.
Do Norte, a boa notícia vem do Pará, que deve alcançar crescimento econômico de 3,5% este ano. O percentual é maior do que a projeção para o Brasil, cujo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) tende a ser de pouco mais de 2%. Os dados são da Tendências Consultoria e colocam o Pará como o terceiro Estado do País com maior crescimento do PIB.
E para ajudar a movimentar a economia da região, as feiras começaram mais cedo, com a Femope abrindo o calendário entre os dias 13 e 15 de fevereiro, em Recife (PE). Na sequência vieram a Expoaju, de 12 a 14 de março, em Aracaju (SE), e a Expomóvel São Luiz, de 13 a 15 de março, na capital maranhense.
Mas esta edição tem outros conteúdos relevantes, como uma matéria didática sobre a prevenção contra ciberataques; outra que mostra as diferenças na forma de comprar móveis das gerações Baby Boomers e X; e uma questionando se o futuro da geração Beta (os nascidos a partir de 2025) será marcado pela revolução ou pelo caos.
Mas também tem uma notícia preocupante sobre o número de incêndios em fábricas de colchões, tendo como exemplo mais recente o sinistro que destruiu a fábrica da Ley Colchões no Ceará. Especialista ouvido pela nossa reportagem orienta como prevenir estes incêndios e alerta sobre a possibilidade dos sinistros continuarem acontecendo em razão do baixo investimento no diagnóstico e implantação de sistemas eficientes antichamas.
Aproveite o conteúdo desta edição e faça deste um excelente ano para você também!