Chegamos ao final de mais um ano. Um ano de desafios e de muita superação; de perdas, mas também de ganhos; de restrições e de novos aprendizados.
É seguro dizer que todos saímos diferentes desta experiência. Alguns melhores, outros nem tanto, mas todos com um novo olhar para o ambiente onde vivemos: do planeta à nossa moradia.
Estudo da consultoria Consumoteca, em 3 capitais brasileiras, revela a nova relação das pessoas com a casa e pesquisa/análise no Google mostra interesse por reforma, construção, renovação da decoração e do mobiliário. Os detalhes do estudo estão nas páginas a seguir e uma leitura mais apurada mostra as oportunidades que fábricas e lojas de móveis terão pela frente.
Nesta edição também analisamos o potencial de compra de móveis para as regiões Norte e Nordeste em 2022, com base no estudo Mapa de Mercado, do Intelligence Group. Em conjunto, as duas regiões somam um potencial de R$ 15,7 bilhões, o que representa 20% do potencial do Brasil. Quer saber o potencial das principais cidades do Norte e do Nordeste? Leia a reportagem a seguir.
E esse volume de dinheiro disponível para a compra de móveis fez com que gigantes do e-commerce como Amazon e MadeiraMadeira fiquem de olho no potencial do Nordeste, tanto que ambas anunciaram recentemente Centros de Distribuição em Pernambuco e Ceará. Já a Casas Bahia tem seu foco no Norte e planeja abrir 27 lojas e um CD no Amazonas. E o Grupo Zenir aposta na publicidade esportiva para fidelizar os clientes do Ceará e, em 2022, vai concentrar esforços também nas vendas online.
Enquanto as varejistas seguem com seus planos de expansão, a indústria busca driblar os sucessivos aumentos de preços dos insumos com lançamentos inovadores. Esse o caso da Tuboarte, que fez uma verdadeira reengenharia na indústria para continuar oferecendo produtos de qualidade e com preço justo.
Assim como ela, diversos fabricantes investiram em lançamentos e aproveitaram a Femope (única feira realizada no Nordeste este ano) para apresentá-los aos varejistas.
E, se o ano praticamente não teve feira, ano que vem tem um calendário cheio, que você confere nesta edição, que também apresenta a relação das 20 marcas mais prestigiadas pelos varejistas de todo o Brasil, no prêmio TOP 20, realizado pela revista Móveis de Valor com apoio da Blu.
Obrigada por sua parceria até agora, e que 2022 seja um ano de muito mais oportunidades.