Chegamos ao final de mais um ano. E um ano especialmente turbulento, cheio de fortes emoções e imensos desafios para o setor moveleiro. Mas tudo isso não é novidade.
Na coluna Cá entre Nós, nosso CEO, Ari Bruno Lorandi, analisa a produção de móveis brasileira no período entre 2003 e 2022 e mostra uma verdadeira gangorra. A mensagem que fica é que independente de governo, o setor segue sua dinâmica e não deverá ser melhor nem pior no novo governo que começa em janeiro. Aliás, os números apontam para estagnação do potencial de consumo em 2023.
Mas o setor não é linear e, tanto no varejo quanto na indústria, há exemplos fora da curva. Nesta edição mostramos o case da loja Padre Cícero Móveis, de Pernambuco, que, com criatividade e uso da tecnologia, manteve as vendas aquecidas na pandemia e fora dela também. E a Magalu aposta na região Norte, com a abertura de um CD sustentável no Pará.
Na ponta da indústria também temos exemplos de investimentos, como o Grupo K1, que acaba de inaugurar unidade fabril na Paraíba. E a Magno Móveis, também de Pernambuco, que reformou a linha de produtos e já antecipa lançamentos da coleção 2023.
Por seu lado, os organizadores de feiras também apostam nos eventos para fomentar negócios, tanto que o calendário já conta com sete encontros nas regiões Norte e Nordeste em 2023.
Mas esta edição tem mais conteúdo interessante, como a relação das marcas vencedoras do TOP 20, que este ano também elencou os 20 fornecedores da indústria de móveis e colchões mais bem avaliados pelos clientes.
Também evidenciamos a importância de definir e seguir o planejamento estratégico; mostramos como a tecnologia 5G pode impulsionar a produção inteligente de móveis, assim como as vendas no e-commerce; destacamos que fazer móveis para unidades destinadas a Airbnb´s, assim como para os portadores de necessidades especiais, pode ser um mercado muito atrativo para a indústria.
Aproveite a leitura, planeje muito bem seu negócio em 2023 e seja um ponto fora curva. Sempre juntos, sempre em frente!